GERAL

Estudantes de Medicina e Academia de Saúde fazem ‘café com saúde’

Para reforçar a importância da prevenção e orientar sobre diagnóstico e tratamento do diabetes, a Academia da Saúde Chico de Paulo, em parceria com os estudantes de Medicina da Estácio IDOMED, promoveu nesta segunda-feira (23) uma atividade lúdica sobre "Diabetes", onde o objetivo era educar, esclarecer e informar mais sobre as complicações da doença e dar apoio aos familiares.

O evento é parte do ciclo de atividades "Café com Saúde", onde o objetivo dos organizadores é desenvolver ações de educação em saúde com enfoque na prevenção de doenças e agravos à saúde, visando à promoção e à manutenção da qualidade de vida dos frequentadores da Academia da Saúde e da comunidade em geral.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, destaca que este movimento proporcionou à comunidade um melhor entendimento sobre a doença e ofereceu um cuidado diferenciado com a parceria dos alunos de medicina.

 

"A parceria com as instituições de ensino é fundamental para que o aluno experiencie a saúde pública do município, mas também para que a comunidade possa ser beneficiada com um cuidado diferenciado", diz o secretário.


Os estudantes da turma M2 do curso de Medicina contaram com o suporte dos profissionais da Academia da Saúde, o educador físico Denacir Silva dos Santos e, também, do professor da disciplina da Estácio, Péricles Amadeu Furlani.

Os alunos relataram que foi uma experiência profícua e que a comunidade se engajou com as atividades propostas, tirando dúvidas sobre a doença e aprendendo sobre uma alimentação balanceada, sem açúcar e alimentos, bem como da importância da atividade física.

A Gerente da Atenção Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello, ressalta que este movimento com os estudantes nos serviços de saúde faz parte de um Programa fortalecido em 2021 no município de Jaraguá do Sul "O Sistema Integrado de Práticas do SUS (SIP SUS) visa a ampliação dos serviços em saúde, a qualificação do ensino por meio da prática e o fortalecimento das instituições de ensino em Saúde." destaca.

O Diretor do Curso de Medicina Estácio | IDOMED, Antônio de Souza Júnior, reforça que os laços criados entre o curso de medicina e a Secretária Municipal de Saúde, advindo do Programa Mais Médicos do Governo Federal, vão muito além da participação em aulas teóricas e práticas, mas sim o contato direto com a população desde os semestres iniciais do curso, trazendo um enriquecimento de conhecimentos para os acadêmicos, professores e principalmente para a comunidade de Jaraguá do Sul, que está dia a dia notando a presença dos alunos de Medicina nas unidades básicas de saúde e que consequentemente irá influenciar positivamente a saúde pública de nosso município.

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

"Ser bons profissionais no futuro vai muito além de teoria, é de grande importância enquanto acadêmicos poder unir a teoria com a prática, principalmente realizando a promoção de saúde e prevenção da enfermidade, na comunidade".

"A atividade realizada na UBS Chico de Paulo, nos fez levar conhecimento sobre diabetes à comunidade de forma didática e divertida. Uma experiência que queremos repetir mais vezes!"

"Ter uma tarde interativa com essas pessoas deixou nosso dia mais feliz e temos certeza que pelos olhares e sorrisos que vimos, o dia deles foi muito especial também!"


Alunos participantes: Cicero Foppa, Daylson Silva de Alencar, Gabriela Jebai Monteiro Esmeraldino, Gabrieli da Silva Duarte e Jaqueline Galiza.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM