ECONOMIA

Jaraguá do Sul terá Semana do MEI 2022

Entre os dias 16 e 20 de maio, o Sebrae/SC promoverá a 13ª edição da Semana do Microempreendedor Individual. A programação é totalmente gratuita e voltada aos microempreendedores individuais formalizados e aos trabalhadores que pretendem formalizar os seus negócios, contemplando uma série de cursos, palestras, oficinas e consultorias personalizadas em mais de 70 cidades catarinenses.

Em Jaraguá do Sul, o Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, é parceiro do Sebrae na iniciativa e colocará os serviços da Central do Empreendedor à disposição dos interessados. As ações ficarão concentradas na unidade do Sebrae,

De acordo com dados do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, atualmente Santa Catarina tem 506.488 microempreendedores individuais formalizados, o que representa 4,5% do total dos MEIs do Brasil.

Desses, o comércio varejista lidera a lista, sendo 6,76% do total, seguido de cabeleireiros, manicures e pedicures, com 6,39% do total.

O Norte do Estado é a segunda região de Santa Catarina com 94,97 mil empresários formalizados. Em Jaraguá do Sul, existem 13.147 empresas individuais ativas, sendo que 430 foram abertas em 2022.

 

"Isso representa a importância que os MEIs têm para a economia do município. A formalização é o primeiro passo para o empreendedor aumentar a competitividade, gerar emprego e renda, ter os benefícios da seguridade social e estar regularizado perante aos órgãos públicos ou fiscalizadores", disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda.


Declaração Anual do MEI

Todos os anos, os Microempreendedores Individuais têm uma obrigação extra que é fazer a declaração anual simplificada - DASN-SIMEI.

Essa declaração é gratuita e informa o faturamento que o MEI teve com o seu negócio ao longo do ano. O prazo de envio encerra em junho e por isso é importante adiantar os processos para não deixar para última hora.

Dessa forma, além da programação de palestras e cursos, durante a Semana do MEI, o empresário terá a oportunidade de fazer a declaração anual do MEI com todo o apoio da equipe do Sebrae/SC e das Salas do Empreendedor.

A coordenadora dos projetos de MEI do Sebrae/SC, Aline Pereira, destaca que um dos serviços disponibilizados durante a Semana do Empreendedor será a formalização de novos microempreendedores individuais e apoiar aqueles que são MEIs a verificar suas pendências e regularizar sua situação fiscal, "já que a inadimplência ou falta de entrega de declaração poderá resultar no cancelamento do MEI", finaliza Aline.

O empresário pode consultar a programação completa por meio do sebrae.sc/semanadomei2022.

SERVIÇOS OFERECIDOS:
- Formalização do MEI;
- Emissão de Guia DAS;
- Declaração Anual de Faturamento;
- Parcelamento de Guia DAS;
- Atualização de Atividades;
- Atualizações Cadastrais do MEI.

Para ser atendido basta comparecer ao local, o atendimento é por ordem de chegada e com senha.

Atendimento presencial ao MEI
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h

Local: Sebrae Jaraguá do Sul
Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, 206, Centro

Informações:
Central do Empreendedor - centraldoempreendedor@jaraguadosul.sc.gov.br
2106-8391 e 2106-8019





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ECONOMIA  |   30/06/2022 17h02





ECONOMIA  |   21/06/2022 15h55


ECONOMIA  |   15/06/2022 15h17