GERAL

Femusckinho tem início nesta segunda (17) com participação de mais de 80 alunos


Alunos durante a preparação para a aula de percussão corporal. Foto: Divulgação/Femusc

"Foi muito legal."

"Sabia que o arco da viola é feito de crina de cavalo?"

"Eu adorei."

"Posso voltar no ano que vem?"

Essas foram algumas das frases escutadas das crianças que saíam da primeira aula do Femusckinho, na manhã desta segunda-feira (17), na Universisdade Católica, em Jaraguá do Sul.

O Femusckinho é o braço mirim do Festival Internacional Femusc, realizado de 16 a 29 de janeiro.   

Durante o Femusckinho, que superou a marca de 80 matrículas este ano, as crianças de 6 a 8 anos têm aulas de musicalização e flauta doce.

Dos 9 aos 12, são incentivadas a conhecer instrumentos de orquestra como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Todas participam ainda de oficinas de canto coral e percussão corporal.   

INÍCIO NO FEMUSCKINHO

De acordo com as gêmeas Laís e Alicia Schiochet e Souza, de 17 anos, e que pela primeira vez vêm ao Femusckinho na condição de professoras e não de alunas, a música foi sempre muito incentivada pelos pais.

"A partir do Femusckinho, eu tive contato com a música e descobri um talento que é tocar violino", diz Laís, que atualmente toca em três orquestras, a Orquestra de Cordas da Scar, a Camerata e a Orquestra Jovem.

Já Alícia destacou a importância dos vínculos com alunos e professores. "É um intensivo que nos gera mais que grandes experiências, gera grandes vínculos", declarou. 

As aulas são ministradas por professores especializados e, ao fim do curso, mesmo as crianças que entram sem qualquer conhecimento musical, participam da apresentação final. 

"As aulas são no formato lúdico e bem descontraídas, embora tenha toda uma programação musical envolvida. Recebemos crianças que já tocam e outras que não têm nenhuma experiência e, em duas semanas, elas realizam um grande espetáculo", explica a coordenadora do Femusckinho, Vera Possari.

Assim como durante todo o festival, as aulas no Femuskinho estão de acordo com as regras de combate e prevenção à Covid-19.

A apresentação final do Femuskinho acontece no sábado, dia 29, às 11h, no Grande Teatro da Scar.

Fonte: Assessoria de Imprensa




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM