GERAL

Professores do bairro Santa Luzia ganham comemoração pelo Dia do Professor em lanchonete há 14 anos

Há 14 anos, a Lanchonete da Vivian, no bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul, promove uma celebração pelo Dia do Professor. A proprietária, Vilany Gomes, 54 anos, mais conhecida como Vivian, oferece um café da tarde, como forma de agradecimento ao trabalho destes importantes profissionais.

Pernambucana, nascida em Petrolina, ela revela que sempre foi costume celebrar a data com uma grande festa. No entanto, os presentes oferecidos eram diferentes.

“Nós, alunos, nunca deixamos faltar o presente dos professores. Então, cada um levava o que tinha. Como éramos da roça, os presentes sempre foram galinha, bode, melancia, milho, feijão, batata doce, porco, pato... Tudo que colhíamos lá na roça dávamos de presente aos professores”, recorda.

Embora sem os presentes da época, Vivian resolveu não deixar a data passar em branco. Primeiramente, ela comprava e preparava tudo sozinha. Com o tempo, o café dos professores foi se tornando tradição no Santa Luzia, onde mora, e hoje ela recebe apoio do comércio e comunidade local.


“Este ano comemoramos dia 14, porque costumamos fazer no dia que tem mais professores na escola”, comenta.

A comerciante diz que não pretendia celebrar a data neste ano, em razão da morte da professora Lucia Fukushima Nishigawa, ocorrida há mais de um ano, em acidente de trânsito.

“Mas o esposo dela pediu pra continuar comemorando, dizendo que ela iria estar feliz se eu continuasse. Então, fiz mesmo com o coração partido pela falta dela”, lamenta.

O café é oferecido aos professores da escola Elza Granzotto Ferraz e os professores da creche Daniel Filho também são convidados.

Vivian agradece aos colaboradores Panificadora Flohr, de Schroeder, Farmácia Santa Luzia, Locadora Artipel, Josi Doces e Chocolates, Benut, de Joinville, Transportadora Van do Edson, de Schroeder, clientes Vilmar Delagnolo, Zany, Celso, Thiago, Jair. Além dos professores, estiveram presentes o professor Eduardo, técnico do Juventus, de Jaraguá do Sul, e Kleiton, viúvo da professora Lucia.


 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM