GERAL

Rotary de Schroeder apoia Campanha de Multivacinação + pólio para crianças e adolescentes

O Rotary Clube de Schroeder apoia a Campanha de Multivacinação, que tem seu Dia D neste sábado (16). A ação é promovida pelo Estado de Santa Catarina, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos.

Entre as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo oferecidas gratuitamente, está a da poliomielite.

Conforme o Ministério da Saúde, poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

O presidente do Rotary de Schroeder, Maycon Alexandre Giliolli, destaca que o clube promove uma campanha mundial contra a poliomielite há mais de 35 anos.

“São mais de 35 anos distribuindo informação, arrecadando fundos para aquisição de vacinas e logística para fazer essas doses chegarem aos países mais necessitados, principalmente aqueles que não abraçam a vacinação. Hoje, nós estamos a um passo de erradicar a poliomielite no mundo”, ressalta.

ERRADICAÇÃO DA PÓLIO

No Brasil, a pólio foi considerada erradicada em 1994. Desde lá, o país não registra casos de paralisia infantil. No ano passado, o Continente Africano foi considerado livre do vírus da poliomielite selvagem. Em nível mundial, hoje apenas dois países possuem casos da doença registrados: Afeganistão e Paquistão.

Todo esse trabalho do Rotary, juntamente com outras organizações, está quase no fim. Mas, para que a doença seja considerada erradicada, não pode haver casos registrados no país em 3 anos.

“Este ano, nós estamos fazendo um trabalho em Schroeder para reforço da vacinação. A gente faz orientação para que pais ou responsáveis atualizem a carteira de vacinação de seus filhos. É importante continuar a vacinação, mesmo com o vírus inativo, para eliminar qualquer chance de ele retornar.”, enfatiza o presidente do Rotary, acrescentando que por esta razão o trabalho é contínuo.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Schroeder, enfermeira Cristiane de Lima Pacheco, o Município abrirá os postos de saúde de Schroeder I, Centro e ESF Sossego (antiga Marisol) neste sábado. A vacinação será oferecida no período das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“A intenção é atualizar a situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais”, destaca Cristiane.

O Calendário Nacional de Vacinação distribui doses gratuitas contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite A e B, poliomielite, varicela, sarampo, meningite, febre amarela, entre outras.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM