GERAL

Terminam os passeios com ônibus elétrico em Jaraguá do Sul

Finalizou na última terça-feira (12), o roteiro de passeios com o ônibus elétrico em Jaraguá do Sul. Agora, o veículo passará por manutenção antes de voltar à Universidade Federal de Santa Catarina, onde nasceu a iniciativa.

O eBus chegou em Jaraguá do Sul no mês de agosto para percorrer o chamado Circuito da Inovação (a partir do palco da Via Verde, no bairro Ilha da Figueira em direção ao Parque da Inovação, no bairro Três Rios do Sul, com retorno para a Via Verde), composto por empresas e instituições de ensino que desenvolvem trabalhos e ações inovadoras.

Originalmente, o ônibus elétrico foi criado para fazer o transporte de estudantes e professores dentro do campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a WEG.

No entanto, no período de aulas não presenciais na instituição, foi possível trazê-lo para Jaraguá do Sul, onde mais de 1.300 pessoas tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência inovadora de passear com o eBus.

Instituto da Indústria Eggon João da Silva, Fiesc, Senai, WEG, Viação Senhora dos Campos, e Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação foram parceiras na ação.

O ônibus elétrico tem capacidade para transportar 38 passageiros sentados, possui a propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200kW, e um inversor de frequência CVW 900 ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h com total segurança para todos os passageiros e condutor.

O sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km. Durante a permanência em Jaraguá do Sul, o sistema de recarga ficou por conta do eletroposto WEG de 60kW, com capacidade de recarga uma hora, instalado na garagem da Viação Canarinho.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM