SAÚDE

Covid-19: Schroeder inicia nesta quarta-feira (28) ação para testes rápidos em pessoas sem sintomas

A Secretaria de Saúde de Schroeder realizará nesta quarta (28) e na quinta-feira (29), das 17h às 19 horas, uma ação para fazer testes rápidos em pessoas que não apresentam sintomas do coronavírus e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19.

Os voluntários deverão ir até o Centro de Triagem Covid, localizado na rua Paulo Jahn, nº 245, ao lado da Acias, no Centro de Schroeder.  Serão distribuídas 100 senhas por dia. Os testes utilizados neste mutirão identificam as imunoglobulinas IgG e IgM.

A primeira aponta se a pessoa já teve contato com o novo coronavírus, e a segunda mostra a presença do vírus ativo no organismo no momento da coleta, o que não significa, necessariamente, que o infectado irá desenvolver a doença, uma vez que, na maioria dos casos, os pacientes não apresentam sintomas da Covid-19.

O teste rápido é feito a partir de uma amostra de sangue por punção digital. Para que o resultado seja eficaz e confiável, o exame só será feito em pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Essa determinação acontece por conta da detecção de corpos aplicados na vacina, que podem gerar um falso resultado positivo.

“Queremos ter uma noção de quantos pacientes assintomáticos a gente tem”, ressalta a secretária de Saúde de Schroeder, Ingrit Roweder.

A medida segue a estratégia de ação da Secretaria Municipal de Saúde para controle e acompanhamento da evolução dos casos da Covid-19 no município.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM