GERAL

Três estabelecimentos são interditados por descumprimento de decreto em Jaraguá do Sul

Aproximadamente 20 agentes da Vigilância Sanitária, Fiscalização de Atividades Urbanas de Jaraguá do Sul, policias Militar e Civil, vistoriaram cerca de 90 estabelecimentos noturnos (restaurantes, lanchonetes e bares), nas noites de quinta-feira (10) e sexta-feira (11), resultando na interdição de três deles, pelo descumprimento do horário de encerramento das atividades, às 22h. Apenas um deles foi interditado por 72 horas, devido à primeira constatação.

Já o segundo estabelecimento foi interditado por sete dias, pela segunda constatação, e o terceiro, até o fim da pandemia, por ter sido interditado outras duas vezes antes, pelo mesmo motivo.

As equipes constataram que maioria dos estabelecimentos vistoriados nas duas noites respeitavam as medidas de distanciamento entre as mesas e entre os clientes; havia recipientes de álcool em gel sobre todas as mesas e a apresentação musical estava sendo respeitada, ou seja, com no máximo dois integrantes.

Uma das exigências no caso de apresentações, é de que haja o anteparo transparente, entre os músicos e os clientes, e que o deslocamento dos clientes somente ocorra com o uso correto das máscaras.

Outro ponto observado é que todos os funcionários devem utilizar a máscara durante todo tempo, independente de sua função no estabelecimento.

O nível do som deve ser de forma a não comprometer a conversa entre os clientes, de forma a evitar que aumente a propagação de gotículas pelo aumento do tom de voz.

Diante do decreto municipal em vigor, o fechamento dos estabelecimentos deve ocorrer às 22h. Após este horário não poderá haver nenhum cliente.

Caso a fiscalização identifique, o local será interditado por 72 horas, se for reincidente, por sete dias.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ESTES AMBIENTES
O vírus do Covid-19 pode ser transmitido por gotículas de saliva na fala, no espirro, na tosse – que podem ficar na pele, em objetos e no ar.

Portanto, ficar em ambientes por longo tempo sem a máscara, como o som da apresentação musical em volume alto, próximos às pessoas, inclusive sendo assintomático, a possibilidade de transmissão do vírus é alta.

Ir aos serviços de alimentação, ir no happy-hour, ir ao parque, pode, mas não usar a máscara é um grande risco para você e para os seus amigos e familiares.

Socializar é possível, mas sem aglomeração, usando a máscara corretamente!
Denúncias sobre aglomerações, funcionamento de estabelecimentos após às 22h, podem ser feitas pelo telefone 0800-642-0136, ou pelo e-mail: saude.ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br, ou acessar o site da Prefeitura no banner Ouvidoria SUS.

Em situações de flagrante durante a noite, ligar para a Polícia Militar, pelo 190, ou acessar o aplicativo PMSC Cidadão.
 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM