GERAL

Presidente da ACIAS convida Legislativo a planejar turismo sustentável em Schroeder

O presidente da Associação Empresarial de Schroeder (Acias), Norberto Weiss, participou da sessão da Câmara de Vereadores na segunda-feira (7), onde explanou sobre ações necessárias para pensar o futuro da cidade, especialmente levando em conta a sustentabilidade e o potencial turístico.

Após comentar que a Acias já planejou seu futuro para as próximas cinco gestões, Weiss questionou: “Qual o impacto que queremos ter gerado pelo turismo em 2041?”.

“Muitas vezes, quando pensamos lá atrás, pensamos poxa, e se eles tivessem feito isso? Nós estamos aqui agora para tomar decisões lá na frente. Então, é muito importante que nós olhemos dessa forma as coisas, está nas nossas mãos: do Legislativo, do Executivo, do empresarial”, argumentou.

Outra pergunta feita por Weiss se refere ao impacto que Schroeder quer ter gerado pelo turismo em 2041. Ele explica que o DEL mostrou o potencial que o município possui.

“Deus nos deu Schroeder de presente. Nós temos cachoeiras lindas, lugares lindos, memórias a serem trabalhadas e as pessoas querem conhecer isso, é só nós trabalharmos”, salientou.

A entidade acredita que a sustentabilidade é um dos alicerces para alcance de um impacto positivo, com bons resultados.

Para que o Turismo seja sustentável, segundo Weiss, deve ser trabalhado junto com a sociedade, além de ser pensado pelo viés do meio-ambiente e da economia. Os três eixos devem andar juntos.

O presidente da Acias destacou a importância do selo Green Destination - destino sustentável.

“Para você ser Global TOP 100, deve atender 100 itens a serem trabalhados. Nós (Schroeder), ou seja, no ano de 2020  foram os 15 primeiros e neste ano estamos somando mais 15”, explicou.

Entre as ações que devem ser implementadas em diversas áreas citadas por ele, estão gerenciamento de visitantes, paisagem e cenário, bem-estar animal em cativeiro, ruído, tratamento de águas residuais,  patrimônio cultural tangível, patrimônio cultural imaterial, direitos humanos, envolvimento da comunidade no planejamento, apoio a empreendedores locais e outras.

“Eu passei a vocês questionamentos para nós pensarmos juntos”, destaca Weiss, salientando que a apresentação objetivou mostrar o que é ser uma cidade com turismo sustentável.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM