COLUNAS



POLITICANDO

com


Politicando


Avatar Politicando
POLITICANDO | Operação Mensageiro tem novas revelações em Schroeder



FINALMENTE

A obra mais aguardada deste ano em Schroeder finalmente terá sua ordem de serviço assinada na próxima quarta-feira (1º). Trata-se da construção da nova Ponte Trindade. A informação é da Prefeitura de Schroeder.



TRANSTORNOS

Neste mês de novembro, completaremos 1 ano sem a travessia de concreto entre Schroeder e Jaraguá do Sul. A população, especialmente moradores que se deslocam diariamente naquele trecho, e caminhoneiros que precisam buscar rota alternativa, esperam que a obra seja entregue o quanto antes, pois a demora tem causado muitos transtornos. A ponte provisória frequentemente é alvo de vandalismo, colocando as pessoas em situação de risco.

MENSAGEIRO I 

A cidade de Schroeder foi impactada pela divulgação de novas informações sobre a quarta fase da Operação Mensageiro durante o final de semana. As revelações apontam o possível envolvimento de outro ex-prefeito de Schroeder, alvo de interceptação telefônica, mas que não foi preso pelo GAECO. A notícia se espalhou como pólvora na cidade, com o compartilhamento de prints em diversos grupos de WhatsApp e no Facebook por parte da comunidade.

MENSAGEIRO II

A coluna consultou o processo e apurou que de fato o ex-prefeito tem seu nome citado no processo da Operação Mensageiro. O documento é datado em 23 de abril de 2023, mas se tornou público recentemente. As informações oficiais revelam que na gestão desse ex-prefeito foi firmado o contrato relativo à coleta de destinação de resíduos sólidos, no valor inicial de R$ 5.359.001,76, o qual sofreu diversos aditivos. Além disso, o “Mensageiro” e mais 3 pessoas narraram que o ex-prefeito supostamente recebeu pagamentos mensais de propina. Na análise da bilhetagem do celular do “Mensageiro”, segundo o Ministério Público, foram encontrados 34 contatos entre ele e o ex-prefeito, os quais, em sua maioria, ocorreram no município de Schroeder ou proximidades.

Até o momento, o ex-prefeito é apenas citado no processo. Ele já participou de interrogatório no Ministério Público e, segundo seu advogado, não é réu na operação.

No entanto, os "prints" com as revelações do “Mensageiro” sobre o ex-prefeito estão sendo compartilhados em massa por integrantes de partidos opositores, principalmente pelo fato do político ser colocado como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2024.

PL

Em Jaraguá do Sul, o pré-candidato a prefeito pelo PL está atualmente enfrentando desafios com a equipe que será encarregada de comandar sua campanha no próximo ano. Segundo fontes, o partido está trabalhando em duas frentes em busca de apoio regional. No entanto, essas frentes estão operando horizontes diferentes, o que poderia potencialmente atrapalhar a harmonia da campanha no ano que vem.

CONVENÇÃO

O Partido Progressista realiza convenção amanhã (28/10), na Câmara de Vereadores de Schroeder, com início às 10h, podendo se prolongar até às 15h. Na oportunidade, ocorrerá a eleição da executiva e do diretório. Atualmente, o presidente do PP de Schroeder é o ex-vereador Giovani Fodi.

SAÚDE

O prefeito Jair Franzner visitou os postos de saúde de Jaraguá do Sul com o secretário de Saúde Alceu Gilmar Morreti nos últimos dias. Conforme publicação do prefeito nas redes sociais, a unidade do bairro Águas Claras, localizada no fim da Via Verde, contará com uma área total de 362,02 metros quadrados. Será composta por 2 consultórios médicos, 2 consultórios de enfermagem com banheiro acessível, 1 sala de estudos e discussões, 2 salas para esterilização de materiais e 1 copa para funcionários, além do aumento da área de espera. A entrega será em breve.

INAUGURAÇÃO EM SCHROEDER

O Núcleo de Inovação Tecnológica de Schroeder será inaugurado na próxima quarta-feira (1º), às 10h30. De acordo com a Prefeitura de Schroeder, o novo espaço, localizado na rua Marechal Castelo Branco, nº 3905, foi preparado para receber negócios inovadores em Schroeder, oferecendo uma estrutura moderna e inspiradora aos empreendedores locais. O contrato entre a Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, mantenedora do Novale Hub, e a Prefeitura de Schroeder foi assinado em maio deste ano.



EM LIBERDADE I

Dois investigados pela Operação Mensageiro no Norte de Santa Catarina deixaram a prisão nesta quinta-feira (26), um de Guaramirim e outro de Massaranduba. No caso do ex-diretor da Águas de Guaramirim, Osni Denker, a prisão foi substituída por medidas cautelares como monitoramento eletrônico, proibição de contato com outros réus e servidores e proibição de entrada na Prefeitura de Guaramirim, pelo prazo de 90 dias.

EM LIBERDADE II

Já o prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi, que estava preso em Blumenau, teve a prisão revogada a pedido da defesa. A decisão do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) também definiu medidas cautelares a serem aplicadas. O prefeito ficará afastado do cargo, deverá usar tornozeleira eletrônica, não poderá manter contato com outros réus ou servidores da Prefeitura de Massaranduba e não poderá entrar na sede do Executivo ou nas secretarias, pelo prazo de 180 dias.

AUDIÊNCIA

Na próxima segunda-feira (30/10), os dois réus de Schroeder na Operação Mensageiro, Felipe Voigt e Denilson Weiss, participam de audiência no Fórum da Comarca de Guaramirim, às 10h30. Na última semana, ex-prefeitos, secretários e servidores da Prefeitura Municipal foram ouvidos como testemunhas de defesa. A coluna entrou em contato com a defesa dos réus, mas o advogado disse que prefere se manifestar posteriormente.

Sobre Politicando


Sobre a Coluna

Politicando

Tudo sobre a política local, regional e estadual. Fale conosco pelo politicando.portaldeschroeder@gmail.com


COMENTÁRIOS